Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Um conterrâneo ilustre - Parte III

Finalizando...

Por Aderbal C. Barbosa

Formado em 1869, Tobias Barreto vai em 1871 fixar residência na cidade de Escada, interior de Pernambuco, exercendo naquela localidade as suas atividades profissionais durante dez anos. É lá em Escada que ele se aprofunda na literatura alemã, recebendo os maiores elogios de homens ilustrados daquela nação culta e civilizada. Pôs de lado as Musas para se transformar num dos nossos mais brilhantes filósofos.

Voltando a morar no Recife, e aconselhado por amigos e estudantes, faz o concurso para lente substituto da Faculdade de Direito, obtendo um triunfo estrondoso, de larga repercussão, tendo sido vivamente ovacionado pelos acadêmicos que não se continham na sua alegria e no seu delírio. Esse memorável concurso ficou para sempre registrado nos anais daquela famosa Academia, um dos monumentos de glória do Brasil.

Foi Tobias Barreto um Mestre incomparável, amado pelos estudantes não devido à vastidão dos seus conhecimentos, mas também em razão do seu carinho e da sua proverbial bondade para com todos eles, que o tinham como um orientador, conselheiro e amigo sincero.

Curto foi o seu professorado, porém altamente proveitoso para mocidade daquela época. Sofrendo do coração, veio a falecer no dia 26 de junho de 1889, com apenas cinquenta anos de idade, ficando a tristeza e a saudade na alma do reconhecido povo pernambucano que jamais deixou de amá-lo e de louvar-lhe as excelsas qualidades de intelectual, "não igualado nem excedido por nenhum outro no Brasil", como afirmou o notável escritor Graça Aranha, seu discípulo querido, autor do maravilhoso livro "Canaã".


Texto extraído da obra Fragmentos Esparsos, p. 57, 58.


Nota: Sinto-me feliz por ter compartilhado com vocês um pouco da nossa história. Àqueles que ainda não haviam degustado da história do imotal Dr. Tobias Barreto de Meneses, fica aqui o breve relato (em três partes) da trajetória de um dos maiores pensadores do nosso país.

_____________
Aderbal Correia Barbosa é engenheiro agrônomo, poeta, escritor, jornalista e autor de "Cantos da Minha Terra", "Tobias Barreto, a Terra e a Gente", entre outros. Considerado por muitos como uma das maiores personalidades vivas de Tobias.

Seja o primeiro a comentar

  ©Coisas de Tobias... - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo