Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 29 de julho de 2008

Um conterrâneo ilustre - Parte I

Por Aderbal C. Barbosa

Foi numa sexta-feira chuvosa - 7 de Junho de 1839 - que neste pedaço do sertão sergipano veio ao mundo Tobias Barreto de Meneses, cuja carreira literária o colocou acima dos intelectuais brasileiros do seu tempo.

Eram seus pais Pedro Barreto de Meneses, tabelião e chefe político, e dona Emerenciana Maria de Meneses, que, segundo Sílvio Romero, dedicado amigo de Tobias, era "meiga, de gênio suave e doce, temperamento melancólico e cheio de resignação".

Aqui viveu Tobias Barreto a sua infância, quando começou a demonstrar o seu interesse pelos estudos, tendo essa predileção o acompanhado por toda a sua dignificante e heróica existência. Aqui aprendeu primeiras letras com o conceituado professor Manuel Joaquim de Oliveira Campos, jornalista e poeta, autor do hino sergipano. O professor Oliveira Campos não escondia seu entusiasmo com relação a Tobias, admirando-lhe a arguta e clara inteligência, chegando mesmo a declarar que nunca tivera aluno igual.

Com sua insaciável sede de conhecimentos, concluídos os estudos elementares, partiu Tobias para Estância a fim de estudar latim com o padre Domingos Quirino de Sousa, mais tarde bispo de Goiás. Para aperfeiçoar-se nessa língua seguiu com destino a Lagarto, ali sendo discípulo do padre José Alves Pintagueira, advogado, jornalista e político. Na ausência do ilustre sacerdote, ele dava aulas em seu lugar, sendo, não obstante a pouca idade, respeitado pelos alunos, entre os quais se encontrava Nilo Romero, irmão do destemido polemista, sociólogo e folclorista Silvio Romero, que, tempos depois, no Recife, seria seu fiel amigo. Esta amizade, rara entre intelectuais, foi uma das mais belas da história literária brasileira.


Texto extraído da obra Fragmentos Esparsos, p. 55, 56.


Aguardem a continuação...


P.S.: Alguns dias atrás vi por acaso o Sr. Aderbal. Lembrei-me de uma das suas obras "Fragmentos Esparsos", da qual possuo com imenso carinho, e resolvi compartilhar com vocês um pouco da percepção ímpar deste ilustre cidadão tobiense.

______________
Aderbal Correia Barbosa é engenheiro agrônomo, poeta, escritor, jornalista e autor de "Cantos da Minha Terra", "Tobias Barreto, a Terra e a Gente", entre outros. Considerado por muitos como uma das maiores personalidades vivas de Tobias.

4 Comentários:

Anônimo disse...

Oi, Wimys! Adoro ouvir e ler sobre nossos conterrâneos ilustres. Recentemente, comprei num sebo de obras raras um livro de Silvio Romero, o "História da literatura brasileira". E achei (ainda editado pelo Ministério da Cultura) um livro de Tobias Barreto sobre estudos sociológicos. Dr. Aderbal é amigo do meu pai... Outra coisa: eu insisto em escrever Tobias Barreto de Menezes (com "z")... ahahaha Por que será? beijos

Uillams disse...

Que ótimo, Aline! encontrar uma obra rara como essa realmente é gratificante. Eu tenho alguns livros de Tobias Barreto. Você lembrou-me de algo importante, porque não foi só o fato de ter existido Tobias mas também por estar ao lado dele Silvio Romero, fiel admirador e divulgador das idéias de Tobias. Abraços!

fuzunco disse...

Ola`Aderbal!
Meu nome e`Milton Barreto de Menezes,sou bisneto de Tobias e moro no Rio de Janeiro.Não conheco o municipio e nem o estado de Sergipe,mas gostaria de saber se existe ai'em Tobias Barreto algum descendente de Tobias.Favor entrar em contato pelo e-mail:
miltonbarreto@gmail.com.
Obrigado

Milton

Unknown disse...

boa tarde

Sou Adjanira Carvalho moradora da cidade de Tobias Barreto á 8 anos, gostaria de saber como faço para compara os livros citado acima ( "Tobias Barreto, a terra e a gente", "Contos da minha terra do autor Aderbal correia)

qualquer meu e-mail
adjaniracarvalho@gmail.com

  ©Coisas de Tobias... - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo