Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Web Interplanetária

Vinton Cerf, pai da internet, concedeu uma entrevista à Revista INFO e disse que está desenvolvendo um novo projeto: a web interplanetária.

Ao lado de uma equipe do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa (JPL), ele está desenvolvendo a internet interplanetária.

Na década de 70, quando ainda era professor da Universidade de Stanford nos Estados Unidos, Vinton Cerf chefiou a pesquisa que criou o protocolo IP (Internet Protocol), ou seja, a base de toda a internet.

Agora ele pretende criar um backbone¹ interplanetário, isto é, enquanto a internet terrestre conecta várias redes entre si, a InterPlaNet vai interligar locais desconectados.

Dessa forma, será possível estabelecer padrões de comunicação entre todos os países com atividades espaciais e assim as espaçovanes poderão se comunicar de forma padronizada independentemente do país em que foram fabricados.

Ainda segundo Vinton Cerf, hoje vice-presidente e evangelista chefe do Google, a conexão Terra-Marte será, provavelmente, o primeiro segmento do futuro backbone interplanetário.

Parece loucura, não é?! mas para quem criou a base da internet, certamente esse objetivo será uma questão de tempo.

Vinton disse em sua entrevista que estão fazendo testes na espaçonave Deep Impact (agora chamada de Epoxil), na Estação Espacial Internacional e em instalaçãoes terrestres. E sobre quando a rede começa a funcionar, diz: "pretendemos estender esses testes a satélites e ter os protocolos a bordo em missões que irão a Marte e a outros planetas entre 2011 e 2030".

E quando perguntado se o projeto trará algum benefício às comunicações terrestres, ele diz que sim. "Estamos trabalhando na definição da arquitetura e dos protocolos para permitir a interoperação da internet terrestre com redes em outros planetas e espaçonaves em trânsito".

______________
¹ backbone (traduzindo para português, espinha dorsal) designa o esquema de ligações centrais de um sistema mais amplo, tipicamente de elevado desempenho. (Fonte: Wikipedia)


Fonte: Revista INFO Exame, ed. julho 2009, p.55.

Seja o primeiro a comentar

  ©Coisas de Tobias... - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo